terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Projeto "Newton gostava de ler"


 
No âmbito do Projeto"Newton gostava de ler"promovido pela Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro em articulação com a Rede de Bibliotecas Escolares os alunos tiveram a oportunidade de ouvir ler a história
" Há um cabelo na minha terra-Uma história de minhocas" de Gary Larson recomendado pelo Plano Nacional de Leitura. e que aborda o tema da preservação da natureza.
Este projeto " Newton gostava de ler" tem como objetivo principal a leitura de livros de ciência com a realização de pequenas atividades experimentais.Depois da exploração da história os alunos observaram manta morta e descobriram alguns dos seres vivos que nela habitam com a ajuda de lupas e pinças.
No desenvolvimento deste projeto tivemos a colaboração da professora Bibliotecária Teresa Lacerda e da professora Graça Cardoso.


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 



“Há um cabelo na minha terra.”




Uma manhã muito divertida!

Na terça-feira, dia 25 de janeiro, fomos à biblioteca da nossa escola ouvir a professora Teresa Lacerda ler a história: “Há um cabelo na minha terra”, de Gary Larson.

Esta história fez-nos observar a natureza e os seus seres vivos de outra forma. Fez-nos pensar que, por vezes, todos somos “Henriquetas”.

Após a audição desta história, fizemos uma actividade com manta morta, utilizando lupas e pinças, foi possível observar seres vivos minúsculos e outros maiores.

Divertimo-nos muito!

1º ano Turma A
 




No dia 15 de Fevereiro, voltámos novamente à biblioteca para fazer uma nova atividade experimental do Projecto “Newton gostava de ler”.
Sentaram-nos em grupos de 5 elementos e a professora Graça leu-nos um livro que se chama “As coisas mais belas do mundo”. No livro, entre outras coisas a flor foi falada como uma dessas coisas pois conseguia “comer” os raios de sol.
A partir dessa história, começámos a experiência. Em primeiro lugar, deram-nos um almofariz e pétalas de uma rosa. Esmagámos as pétalas e acrescentámos-lhe álcool, donde resultou uma solução rosada. A senhora Sofia filtrou-a para os tubos de ensaio que se encontravam no lado esquerdo do suporte. Fez o mesmo com a solução de sépalas feita por um dos outros grupos. Foi colocando diferentes substâncias em cada um dos tubos e verificámos que, nos tubos com solução de pétalas, havia mudanças de cor, enquanto que nos das sépalas não havia alterações. Percebemos o que é um “bom indicador” e o que é um “mau indicador” do pH das substâncias.
Depois de termos chegado a esta conclusão, fomos descobrir substâncias ácidas, neutras e básicas.
A Sofia começou por colocar vinagre no primeiro tubo com solução de rosas. O líquido ficou mais vermelho.
Nos tubos seguintes, colocou pela seguinte ordem sal, ácido bórico, bicarbonato de sódio e limpa vidros.
O sal fez com que o líquido ficasse rosa-avermelhado; o ácido bórico tornou-o rosa claro; o bicarbonato ficou azul e o limpa vidros fez uma solução verde. Concluímos que, quanto mais vermelho, mais ácido; à medida que fica vermelho mais claro, vai sendo menos ácido; rosa-claro é neutro; a partir do azul é alcalino/básico; sendo muito básico quando a solução é amarela.
Eu gostei muito desta atividade e espero repetir.

Benedita, 4º E
















Atividade na Biblioteca da nossa Escola

Hoje, dia 18 de Fevereiro, fomos fazer outra atividade diferente na biblioteca da nossa escola.
A professora Teresa Lacerda contou-nos a história “As mais belas coisas do mundo” do escritor Valter Hugo Mãe. De seguida fizemos uma experiência com pétalas e sépalas de rosa para vermos o pH das substâncias.

Material que utilizámos: almofariz, tubos de ensaio, pipetas, copo de plástico, colher, suporte, álcool, ácido bórico, sal, bicarbonato de sódio, o vinagre e o limpa vidros.

Depois esmagámos as pétalas no almofariz com álcool e ficou um líquido rosa. Também esmagámos as sépalas num almofariz com álcool e ficou um líquido verde. A seguir misturámos em cada um dos tubos de ensaio o sal, o bicarbonato de sódio, o vinagre, o ácido bórico e o limpa vidros com o extrato de pétalas. Também misturámos noutros tubos de ensaio o vinagre, o sal, o ácido bórico, o bicarbonato de sódio e o limpa vidros com o extrato de sépalas. Observámos que o extrato de pétalas mudou de cor nos vários tubos de ensaio e o extrato de sépalas não mudou de cor.

2º ano Turma B






                                                           3ºe 4º anos turma D

Actividade na nossa biblioteca

Hoje dia 2 de Março, fomos à biblioteca da nossa escola fazer uma nova actividade.

A professora Teresa Lacerda contou-nos três histórias e uma delas era “ O caçador de borboletas “ retirada do livro “ Estranhões e Bizarrocos “ de José Eduardo Agualusa.

Depois fizemos três experiências para conhecermos os materiais hidrofóbicos. Estes

materiais têm nanopartículas ( partículas mínusculas ) que não absorvem a água.
1ª experiência
Material: areia mágica amarela, água, colher e taça de plástico.

A areia misturada com a água ficou seca.
2ª experiência
Material: areia mágica verde, pipeta, água e tampa plástica.

A água em contacto com a areia verde ficou em bolhinhas e não se molhou.
3ª experiência

Material: pipeta, pano e água.

A água em contacto com o pano ficou em bolhinhas e não se molhou.
Depois a professora Teresa Lacerda mostrou-nos mais duas experiências:
4ª experiência
Material: duas lâminas de vidro e spray anti-embaciante.

Numa das lâminas a professora Teresa pôs spray anti-embaciante e depois bafejou nas duas lâminas. Na lâmina que tinha spray anti-embaciante o vapor transformou-se em água e na lâmina que não tinha spray o vapor foi secando.

5ª experiência – magia

Material: poliacrilato de sódio, três copos e água.
A professora Teresa Lacerda mostrou três copos; num dos copos pôs água; de seguida perguntou a um aluno qual dos copos tinha a água; o aluno escolheu um deles e não havia água. Depois a professora perguntou a mais dois alunos e aconteceu o mesmo. A professora disse – nos então que num dos copos pôs poliacrilato de sódio que absorveu a água.
Com estas duas experiências aprendemos que há materiais hidrofílicos com nanopartículas hidrofílicas que absorvem a água.


Aprendemos muitas coisas novas e foi muito divertido.



















1ºano Turma A





2 comentários:

  1. A nossa escola é...espetacular! Não basta a suficiência expira a excelência!

    ResponderEliminar
  2. minha escola faz as mesmas coisas.

    ResponderEliminar