quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Encontro com o escritor José Fanha








No âmbito do Plano Nacional de leitura, os alunos da EB1 de Oliveirinha  participaram hoje dia 27 de janeiro no  encontro com o escritor José Fanha,
no auditório da Junta de Freguesia de
Oliveirinha. 





 
O escritor assistiu ao visionamento da sua biografia em powerpoit apresentada por uma aluna, leu algumas poesias do seu livro "Cantigas e cantigos para formigas e formigos" e outras poesias reinventadas por alguns alunos da nossa escola e também poesias de outros escritores, contou-nos algumas histórias da sua vida, respondeu a algumas perguntas feitas por alguns alunos e no final autografou alguns livros.


 
 

 
 
Foi um encontro especial entre o escritor José Fanha e as formigas e os formigos da escola EB de Oliveirinha!


















Previamente os alunos  pesquisaram sobre a sua biografia, leram o seu livro" Cantigas e cantigos para formigas e formigos" e reinventaram algumas poesias do escritor. 



O polícia e o ladrão

Polícia que apanha o ladrão
ladrão que fugiu da prisão
deu um grande trambolhão
bateu com o nariz no chão.


Polícia que apanha o ladrão
ladrão que veio do Japão
foi mordido pelo cão
e foi parar à prisão.



Se tu visses o que eu vi



Se tu visses o que eu vi
na rua do Arrepiado
um elefante assustado
no meio do mercado.


       




Se tu visses o que eu vi
na rua do Envergonhado
um galo todo molhado
a cantar o fado.











Se tu visses o que eu vi
na rua do Complicado
um macaco zangado
a comer um gelado.








2ºano Turma B





Se tu visses o que eu vi

Se tu visses o que eu vi
na rua do Zangado
um camarão a falar
e um porco chateado.

Se tu visses o que eu vi
na rua do Carteiro
uma galinha a miar
e uma vaca no galinheiro.

João Morgado 2ºB

Se tu visses o que eu vi
na rua do Chateado
um tigre esfomeado
a fazer gelado.

Se tu visses o que eu vi
na rua do Fado
um porco sujo
a brincar com o cágado.

João Pedro 2ºB


Cuidado com o guê?

Atenção muita atenção
É preciso ter cuidado com o gato!
Ter cuidado com o guê com o guê com o guê?
Ter cuidado com o guê de gato!
Ter cuidado
com a gorda e com o gordo
com a gola e com o golo
a galinha e o galo
o cavalo a galope
o gosto do gostoso
a graniza e o granizo
o guloso e guloseima
Atenção muita atenção 
È preciso ter cuidado com o gato!
Ter cuidado com guê com o guê com o guê?
Ter cuidado com o guê de gato!

Marta Turma D

Sopinhas da tia

Sopinhas de ervilha
Comidas na ilha.
Sopinhas de batatas
Comidas com natas.
Sopinhas de areia
Comidas da sereia.
Sopinhas de chuva
Misturadas com uva.
Sopinhas de rosas
São saborosas.
Sopinhas de queijo
Já nem as vejo.
Sopinhas de couves
Agora já ouves.
Sopinhas de nabo
São boas p’ro diabo.
Mariana Reis Turma D

Onde está o chocolate

Foi um disparate
Mostrar o chocolate.
O chocolate quentinho
Comeu-o um vizinho.
O chocolate branco
Comeu-o um manco.
O chocolate com vitaminas
Comeram-no as meninas.
O chocolate castanho
Ficou sem tamanho.
O chocolate com avelãs
Comeram-no as mamãs.
O chocolate com noz
Comemo-lo nós.
Mariana Novo Turma D

A minha menina

A minha menina tinha um dedo
Que se levantava cedo.
A minha menina tinha uma mão
Que  dava mimo a um cão.
A minha menina tinha um pé
Que  corria atrás do Zé.
A minha menina tinha um nariz
Que assustava  o Luis.
A minha menina tinha um pescoço
Engasgado com tremoço
Ricardo Turma D

Quem foi que fez isto?

O segredo era para guardar.
Quem o revelou?
Foi a Mariana.
O lápis era para escrever.
Quem o partiu?
Foi o Manuel.
O leite era para beber.
Quem o derramou?
Foi o Mário.
O palhaço era para rir.
Quem o aborreceu?
Foi o Pedro.
O sol era para descontrair.
Quem o tapou?
Foi a Margarida.
Inês Turma D


“Minha mãe tem tem”





















1ºano Turma A






  

                              
  

Sem comentários:

Enviar um comentário