terça-feira, 18 de outubro de 2011

Visita à Fábrica Diatosta

Fechar janelaNos dias 17 e 18 de outubro realizámos uma visita de estudo à fábrica Diatosta situada na Costa do Valado freguesia de Oliveirinha para comemorarmos o Dia Mundial da Alimentação.












Visita de Estudo à Diatosta


Para comemorarmos o Dia da Alimentação, os alunos da E.B.1 de Oliveirinha foram visitar a fábrica Diatosta.

No exterior do recinto da fábrica vimos grandes cilos onde se armazena a farinha.

Começámos por visitar o laboratório onde se testa a qualidade das tostas produzidas. Os ingredientes necessários são: farinha, fermento, sal líquido, água, soro de leite e extrato de malte. Todos os ingredientes são misturados e amassados. De seguida, a massa fermenta durante algumas horas.

Depois de fermentar, a massa vai para o forno. Após sair do forno, o pão vai arrefecer num frigorífico gigante, e só mais tarde será torrado numa enorme torradeira. Por fim, as tostas são embaladas seguindo alguns cuidados de qualidade. As embalagens passam por detetores de metais e por um minucioso controlo de pesagem.

Nesta fábrica trabalham duzentos e cinquenta trabalhadores.

Foi muito interessante conhecer o processo de fabrico de tostas (pão), que é um dos alimentos que está na roda dos alimentos e que devemos ingerir diariamente.

Turma B /2º ano



Visita de campo à fábrica Diatosta

Hoje, fizemos uma visita de campo à Diatosta, indústria alimentar da Costa do Valado, na rua professora D. Justa F. Dias, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Alimentação. (Ficamos arrepiados só de pensar que há tanta gente com fome neste mundo). Sempre que deitamos comida fora, estamos a desrespeitar a dor de quem tanto precisa e morre por falta de alimentos.

Nesta indústria faz-se pão tostado “toast bread manufacturing”.

Os ingredientes são: farinha de trigo, gordura vegetal (óleo de girassol e de palma importado de Espanha), soro de leite, extrato de malte, levedura (fermento), glúten de trigo, sal e conservantes.

Todos os ingredientes são amassados em gigantescas batedeiras, estendidos, cozido em forma de um prisma quadrangular.

Para se fazer uma boa tosta, o pão deve estar duro, para esse processo ser mais rápido, o pão vai ao frigorífico (aliás congelador).

Os prismas quadrangulares de pão congelado são fatiados com formato das minitostas que irão novamente ao forno para tostar.

Valeu mesmo a pena esta visita de campo porque aprendemos conhecimentos de todas as áreas:

Estudo do Meio – confeção do pão tostado, conceitos de importação / exportação, outros países que comercializam com a empresa, meios de transporte.

Matemática – moedas de comercialização (dólar, euro), peso / massa das tostas, das embalagens e dos camiões (gramas, quilogramas e toneladas, análise de gráficos de produção e resolvemos problemas.

Língua Portuguesa - registo no sumário gigantesco de todos os acontecimentos.

Educação Cívica – interação com os colaboradores / funcionários da empresa. Havia um funcionário que era cego mas desempenhava excelentemente a sua função. Foi uma lição cívica para todos nós. Já que temos olhos, vamos olhar apenas para o bom caminho. Esta história faz-me lembrar daquele atleta que sem pernas naturais é um campeão do mundo, boa!

Por fim, aprendemos um exemplo também muito importante, por um lado, nesta empresa nada se perde, o pão que não serve para tostas serve para outras coisas, nomeadamente para pão ralado e ração para animais, por outro lado dá alimentos a quem mais precisa, como por exemplo ao Banco Alimentar da Luta Contra a Fome! Parabéns Diatosta!

Turma E



Visita de estudo à fábrica Diatosta



Nos dias 17 e 18 de Outubro a nossa turma do 3º/4º anos visitou as instalações da empresa Diatosta, situada na Costa do Valado, freguesia de Oliveirinha.

A Diatosta é a única empresa no país que produz tostas pequenas e grandes.

Estas tostas são consumidas em Portugal e são também exportadas para vários países estrangeiros como por exemplo: Espanha, Polónia e Estados Unidos da América.

Foi uma experiência muito interessante e divertida, na qual aprendemos como é que se faz o pão e ainda tivemos direito a comer algumas tostinhas.

João Morgado Turma C

1 comentário:

  1. A fabrica DIATOSTA é uma fabrica que da comida ao banco alimentra comtra a fome e é a unica que faz tostas grandes e pequenas é a maior fabrica de oliveirinha esta visita foi muito fixeeeeeeeeeeeee!OBRIGADO DIATOSTA

    PEDRO ANTÓNIO 4 ANO

    ResponderEliminar