quarta-feira, 15 de junho de 2011

Projeto "Newton gostava de ler" (continuação)

No dia 15 de junho desenvolvemos a última atividade na biblioteca da nossa escola no âmbito do projeto "Newton gostava de ler".
A professora Teresa Lacerda leu-nos a história "Sua senhoria a fada" que falava de aromas.
Com base na história, realizámos três experiências:

Experiência 1 -Química em spray
Colocar alfazema num frasco vaporizador e adicionar álcool etílico até cobrir as folhas. Guardar no mínimo dois dias no escuro e ao fim desse tempo retirar apenas as folhas do frasco. oo líquido verde que fica no vaporizador pode ser usado como ambientador com aroma a alfazema.

Experiência 2 - Despir um ovo
Colocar um ovo dentro de um recipiente com tampa e adicionar vinagre até cobrir o ovo. Esperar três dias e ao fim desse tempo lavar o ovo e substituir o vinagre por água com 3 gotas de corante alimentar. Aguardar 24 horas e verificar que o ovo fica mole e da cor do corante alimentar.

Experiência 3 - Candeeiro de lava
Encher com água, até cerca de um terço, um frasco de vidro. Adicionar 1 ou 2 gotas de corante alimentar à água e de seguida juntar óleo alimentar até quase ao topo do frasco. Dividir uma pastilha de vitamina C em oito partes e adicionar um pedaço de vitamina ao preparado. Verificar que o preparado começa a borbolhar. Quando parar de borbulhar, adicionar outro bocado de vitamina e assim sucessivamente.




 













Sem comentários:

Enviar um comentário